Arquitetura das estações de trem regional e projeto de urbanização
O 23 SUL realizou um estudo arquitetônico preliminar para seis estações de trem rápido que conectariam as cidades de Goiânia e Brasília. Os projetos fazem parte do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira da linha. Além da configuração arquitetônica das estações, de sua articulação com o sistema viário e a integração a outros modos de transportes, as propostas contemplam uma análise do desenvolvimento urbano e imobiliário no entorno. O objetivo é modelar possibilidades de obtenção de receita com a venda de potencial construtivo para compor a equação de viabilização financeira para implementação do equipamento. No entorno da estação de Santo Antônio do Descoberto foi proposto um projeto de desenvolvimento urbano, seguindo premissas do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (Dots), estratégia de planejamento urbano que integra diretrizes de uso do solo e mobilidade urbana para promover cidades compactas e sustentáveis.
Escopo: Projeto funcional de arquitetura das estações e estudo preliminar de urbanização
Cliente: Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)
Autoria: 23 SUL; EGIS
Coordenação técnica: EGIS
Local: Brasília – DF; Ceilândia – DF
Ano: 2014
Status: Concluído
Área: 18.020m²