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Corredor de BRT Norte-Sul em São Paulo

Concepção e projeto básico de arquitetura das paradas

 

O corredor Bus Rapid Transit (BRT) corta São Paulo de Norte a Sul, desde Santana até Interlagos, cortando o centro da cidade sob o Vale do Anhangabaú. Dentre diversas situações de implantação, o corredor segue pelas vias expressas rebaixadas 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luís, onde o acesso às paradas no canteiro central é realizado por meio de passarelas e conjuntos de escadas fixas, rolantes e elevador. Já na Zona Sul da cidade, tanto o corredor quanto as travessias são realizadas em nível. Ao longo dos 30 km de corredor foram distribuídas 32 paradas, dentre elas, 22 possuíam acesso em desnível, seja por passarela ou por túnel, todas desenvolvidas no projeto básico. Com o objetivo de minimizar o impacto na paisagem, tais projetos buscaram dar às paradas soluções tecnicamente eficientes e, ao mesmo tempo, elegantes, por meio da utilização de estruturas leves e transparentes. As demais travessias, em nível, utilizaram rampas de acesso nas calçadas, adequadas às normas de acessibilidade vigentes.

 

Cliente: Prefeitura Municipal de São Paulo; SPTrans
Escopo: Projeto funcional e básico de arquitetura de acessibilidade das estações
Autoria: Planservi; Concremat; Engevix; 23 SUL
Coordenação técnica: Planservi; Concremat; Engevix;
Local: São Paulo – SP
Ano: 2013 – 2014
Área: 35.000m²
Extensão: 30km
Paradas: 30km
Status: Projeto concluído